quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Nosso Egresso Paulo Sérgio da Silva
Relato do Egresso: Curso Graduação de Enfermagem
Minha trajetória com a Enfermagem data do ano de 2004, onde precisamente realizei o vestibular para a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). No ano de 2005 iniciei a graduação, sobre a gestão do professor Luiz Cláudio. Naquela ocasião fui impulsionado por ele e seu corpo docente a participar das ligas e programas de monitoria institucional, onde tive a oportunidade de estagiar por três anos e meio como monitor de Anatomia Humana.
Em 2008 conclui o curso e logo fui aprovado em um processo seletivo para Enfermeiro Assistencial do antigo Hospital Geral do Andaraí (HGA), de onde veio a íntima associação da teoria com a prática de CUIDAR na área da ENFERMAGEM.
Os investimentos na profissão, sobretudo com o íntimo interesse de regressar para as atividades pedagógicas, me levaram a cursar em paralelo no ano de 2009 o curso de especialização Lato Sensu idealizada pelo Centro Universitário Serrados Órgãos (UNIFESO), intitulada: “Processos de Mudanças no Ensino Superior e nos Serviços de Saúde”.
No ano de 2010, participei e fui aprovado no processo seletivo para fazer parte do corpo docente de Enfermagem no UNIFESO, onde iniciei as minhas atividades junto ao Hospital das Clínicas Constantino Ottaviano (HCTCO) como preceptor do Estágio Supervisionado lotado no oitavo período. Neste mesmo ano pleitei uma vaga junto ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde obtive após quatro exaustivas etapas a aprovação.
Os anos de 2011 e 2012 foram intensos. Muitas leituras e uma produção intelectual forte que culminou com a obtenção do título de Mestre em Enfermagem. Ali encerrava um grande ciclo com a certeza de que o Doutorado era uma grande possibilidade em meu caminhar profissional.

Baseado nisso, em 2013 me candidatei ao Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, onde mais especificamente no dia 18 de julho do corrente ano obtive o título de Doutor em Ciências, defendendo a tese intitulada: “Traços do CORPO do PROFESSOR na formação de enfermeiros: um estudo sobre egressos nos cenários de cuidar”.
Além disso, em meio a este caminhar tive a felicidade de ser aprovado em segundo lugar no Concurso para Professor da Área Clínica, do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgico, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Certamente todo esse caminhar tem sentido graças às bases fundamentais apreendidas junto a graduação o que me impulsiona a permanecer investindo toda produção acadêmico-cientificas nos seguintes objetos de estudo: Cuidados de Enfermagem, Corpo, Ambientes/Espaços/Cenários de Ensinar e Cuidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário