quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Nosso egresso do Curso de Pedagogia Ulysses Tavares

A importância do UNIFESO na minha formação – relato de um egresso

 Cursei, no ensino médio (ainda chamado 2º grau), o Curso de Formação de Professores no Centro Interescolar de Agropecuária – CIA José Francisco Lippi, em Teresópolis.
 Ingressei no curso de Pedagogia do UNIFESO no ano 2000 e me formei em 2002. Prossegui meus estudos na pós-graduação com uma especialização em Docência do Ensino Superior, na Universidade Estácio de Sá e cursei o mestrado em Educação Agrícola na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. No ano de 2008 fui aprovado em concurso da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais. Atualmente moro em Santa Catarina e atuo no Campus Sombrio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Considero que cursar Pedagogia no UNIFESO foi determinante para minha formação em muitos aspectos. Foi graças ao curso que pude reafirmar o acerto pela escolha das ciências humanas e da pedagogia em particular. Foi ali que adquiri sólida base de conhecimentos que permitiram aprofundar-me nos estudos em educação, bem como prosseguir na trajetória acadêmica. Ao apresentar diferentes visões de mundo, consubstanciadas nas diferentes linhas teóricas, de todos os matizes ideológicos, o curso possibilitou que eu me engajasse na causa educacional, ativa e conscientemente, com clareza da minha opção política e do alcance da minha ação. Foi na faculdade que vislumbrei um amplo leque de opções profissionais, o que me permitiu planejar o desdobramento da minha carreira, que ainda está em construção. Meu aprendizado foi muito além daquilo que estava previsto na matriz curricular. Enquanto estudante do UNIFESO, me envolvi ativamente com a representação estudantil em diferentes dimensões. Contribuí com a criação do Centro Acadêmico do curso, fui representante discente na Comissão de Assessoria à Coordenação e na Comissão Setorial de Avaliação do Curso de Pedagogia. Também fui representante discente do Centro de Ciências Humanas e Sociais nos Conselhos de Ensino e Administração Superior do UNIFESO.
Durante esse período, fui estagiário no Centro Cultural FESO Pró-Arte, auxiliando diretamente na administração da unidade e na realização dos seus projetos. Não é exagero dizer que a riqueza dos aprendizados nessas atividades foram tão importantes para minha formação quanto os aprendizados específicos do curso nas diversas disciplinas. Tive a oportunidade de trabalhar no UNIFESO, durante cerca de quatro anos, em cargo técnico administrativo. Tive ainda a honra de atuar como docente do curso de Pedagogia no último ano deste período. Foram tempos muito gratificantes, pela vivência institucional com outro tipo de vínculo, pelo convívio com meus colegas, outrora meus professores. Saí do UNIFESO para assumir cargos docente e técnico na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, porém minha relação com a instituição não se extinguiu. Nesta trajetória de profissional da educação e estudante, já tive a oportunidade de retornar algumas vezes, a convite da coordenação do curso, para participar de eventos acadêmicos. Mantenho contato até hoje com muitos dos meus ex professores, dos quais fui colega no UNIFESO e que considero meus amigos de sempre. Em síntese, o curso de Pedagogia do UNIFESO contribui, ainda hoje, com minha realização profissional, minhas conquistas pessoais, minha inserção cidadã consciente. Contribui com que eu seja, enfim, uma pessoa feliz.

 Araranguá – SC, 25 de março de 2016 
Ulysses Tavares Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário