quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Nossa egressa GLAUCIANE DA CRUZ CARVALHO SCHERER do Curso de Pedagogia.
Descrever a importância e a intervenção deste espaço formativo é, sem dúvida, encantador e desafiador. Contudo, tentarei.Embora algumas dificuldades fizessem a rotina mais complexa, optei pela formação presencial no Centro Universitário Serra dos Órgãos, visto que tinha alguns exemplos e indicações de amigos que seria uma boa escolha. Havia a opção de cursa ruma faculdade que excepcionalmente naquele início de 2006 era iniciado em meu município (aos sábados) ou em outra faculdade (que também prestei vestibular e fui aprovada), dentre outras oportunidades. Mesmo como uma dinâmica intensa, em que lecionava no turno da manhã em minha cidade (São José do Vale do Rio Preto) e no turno da tarde (em uma cidade vizinha – Petrópolis), teria que voltar para São José e “pegar” o ônibus concedido pela prefeitura municipal até Teresópolis, insisti. Comecei, sustentei minha decisão e dei conta do recado.Até agora, era a introdução, mas serei um pouco mais breve, pois junto ao meu, outros depoimentos fazem parte deste cenário. Como afirmei, já lecionava (anos iniciais). No entanto, minha prática pedagógica foi sendo mais repensada e contestada a partir de então. Vale destacar que sempre aconteceu de uma maneira respeitosa e crescente (por mim e pelos demais atores do curso). Mas, as mudanças não se limitaram à prática pedagógica, que honestamente, são de vital importância para “o fazer” e o repensar das ações cotidianas. No último ano da faculdade (2008), prestei concurso para Supervisora Educacional e fui aprovada em 1º lugar. Certamente, a qualidade do curso, das aulas e dos professores estava associada ao meu empenho. Foi uma alegria! Tentei de tudo,inclusive adiantar a conclusão do curso, conforme prevê a LDB 9394/96. A equipe gestora aprovou minha solicitação (devidamente protocolada). A partir daí, comecei uma batalha acirrada com a conclusão do TCC e os infinitos trabalhos e provas que tive que adiantar para fazer jus à autorização, sem esquecer que tinha que continuar com ótimo aproveitamento para justificar essa concessão. Tudo deu certo, colei grau em gabinete e esperava que o processo aberto em favor de tempo para conseguir concluir o curso caminhasse lentamente. Mas curiosamente, foi o inverso e não assumi tal função em virtude de ainda não possuir o diploma, o canudo. 
O tempo foi insuficiente. Fiquei um pouco decepcionada, mas vida que segue. Posteriormente, a vida também me deu novas oportunidades e hoje faço parte da equipe de orientação pedagógica da rede municipal da minha cidade e estou à frente da Coordenação Local do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), projeto implantado em todo Brasil em regime de colaboração entre Governo Federal, estados e municípios (desde o início de sua implementação – 2013).Saliento que continuo como professora regente. Excepcionalmente neste ano estou “deliciando-me” com os pequenos da Educação Infantil, embora minha grande paixão e maior talento e satisfação seja o 1º Ano. Destaco que o mais importante deste depoimento é o real aprendizado que é construído dia-a-dia numa perspectiva de avaliação e reavaliação constante. Então, o curso de Pedagogia, na FESO, foi um divisor de águas em minha vida profissional e pessoal, onde pude aproveitar as experiências e fazer com que o desejo, o impulso e as ações estivessem voltados ao desenvolvimento pleno. Desta forma, a segurança, o conhecimento e as práticas reflexivas fortaleceram e fortalecem minha base pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário