quinta-feira, 2 de julho de 2015

XIII Seminário aproxima estudantes da Ciência da Computação do UNIFESO com profissionais
Nos dias 28, 29 e 30 de maio aconteceu o XIII Seminário de Computação e Informática, promovido pelo curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). De acordo com o professor Laion Luiz Fachini Manfroi, coordenador do curso, “a principal meta do seminário é constituir uma efetiva contribuição para a carreira profissional dos alunos. Esta é uma oportunidade única para aproximar o corpo discente de grandes profissionais da área de computação, resultando numa grande e produtiva troca de experiências entre alunos, professores e convidados”.
A abertura contou com a palestra “Segurança Cibernética em Infraestruturas Críticas”, com o professor Regis de Souza de Carvalho, mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e analista de sistemas na Eletrobrás. Para abordar o tema ele falou de sistemas e redes industriais; dos sistemas SCADA (sistemas de Controle de Supervisão e Aquisição de Dados); e ainda fez um apanhado sobre as infraestruturas críticas nacionais e ameaças cibernéticas. Ele logo se identificou com os acadêmicos, confessando que “como estudante também passei pela dúvida de não saber qual ramo da área de Tecnologia de Informação seguir, a vantagem da nossa área é que tem diversas sub-áreas para atuar e pesquisar”.

No mesmo dia foram debatidos a “Construção de Datacenters” e “Iniciando com o Motor de Jogos CryEngine”. No dia 29, os temas abordados foram “Gestão de Projetos na Prática” e “O que devo saber para ingressar em Programas de Pós-Graduação?”. Para encerrar, no dia 30, os estudantes e professores participaram da tradicional Maratona de Programação.
Para o estudante Abel Lima Dallia, do primeiro ano, “o evento foi muito interessante e esclarecedor. As palestras serviram para mostrar oportunidades aos alunos que ingressaram recentemente no curso, apresentando caminhos que podem ser seguidos após a formação. O seminário fechou com chave de ouro com a Maratona de Programação, que contou com colegas de diversos períodos e diferentes experiências. Apesar do espírito de competição, o evento aproximou estudantes de diferentes períodos para troca de experiências e técnicas utilizadas na resolução de problemas em maratonas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário