quinta-feira, 2 de julho de 2015

Estudantes de Direito do UNIFESO apresentam pesquisa em seminário internacional
A professora Caroline da Rosa Pinheiro e o aluno Victor Eduardo S. Lucena, do curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), apresentaram a pesquisa sobre “Investimento Público em questão: uma análise sobre os critérios estabelecidos pelo BNDES para concessão de financiamento em obras realizadas por empresas nacionais em território estrangeiro” no II Seminário Internacional de Direitos Humanos e Empresas, realizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora entre 13 e 15 de abril.
Para Victor, participar do evento foi muito construtivo, pois “além de ter a experiência de representar o UNIFESO em um fórum internacional tive a oportunidade conhecer professores que são referência no estudo dos Direitos Humanos e Empresas, e ainda realizei um intercâmbio bastante produtivo com estudantes e professores”.
A pesquisa, apresentada de forma oral, foi realizada pela dupla através da análise dos dados disponibilizados pelo BNDES sobre os critérios de concessão de financiamento. “O principal objetivo do estudo é analisar o financiamento de exportação pós-embarque de serviço de infraestrutura realizado pelo BNDES às empresas brasileiras que realizam obras no exterior, principalmente em países da América Latina e África, e verificar se a política do banco está em acordo com os princípios e normas de governança corporativa e o interesse público e social”, explicou Victor.
Segundo a professora Caroline, o tema deste estudo será abordado no grupo de pesquisa do Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE) que trabalha no projeto “Compliance: os mecanismos de controle interno e a organização das empresas no combate à corrupção”, aprovado em 2015 no programa institucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário