segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Virginia Leal

No segundo semestre de 2009 graduou-se em Direito pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO. Um ano depois, após aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, passou a advogar na área de Direito e Processo do Trabalho, concretizando no final de 2014 a especialização nessa área.
Em meados de 2013, após a realização do Curso de Extensão em Direito de Família:Temas Relevantes e Controversos na UNIFESO, ministrado pela Dra. Marisa Gaudio, foi convidada pela mesma a participar da Comissão de Direito Homoafetivoe da Comissão OAB Mulherda Ordem dos Advogados do Brasil Rio de Janeiro, 13ª Subseção.
Participou como palestrante do 1º Seminário de Sensibilização e Capacitação deGestores, Agentes e outros Segmentos da Sociedade, com o tema “Políticas Publicas/Legislação e Direitos LGBT”, seminário realizado no Auditório da Casa da Cultura de Nova Friburgo, à convite da Coordenadoria do Centro de Cidadania LGBT – Serrana I. Em tal Seminário também palestrou Cláudio Nascimento, Superintendente dos Direitos Individuais Coletivos e Difusos / SEASDH e Coordenador do Programa Rio sem Homofobia. Tal notícia pode ser lida em “Nova Friburgo, RJ, realiza Semana de Cidadania LGBT e Parada Gay”.
No início de 2014, por convite da Dra. Maria Berenice Dias, foi criada em Teresópolis, o primeiro núcleo regional do Estado do Rio de Janeiro do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, entidade técnico-científica sem fins lucrativos reconhecida pelo Ministério da Justiça como de Utilidade Pública Federal que tem o objetivo de desenvolver e divulgar o conhecimento sobre o Direito das Famílias, além de atuar como força representativa nas questões pertinentes às famílias brasileiras. 
Neste mesmo momento, foi nomeada Primeira Secretária de referido instituto, diretoria esta que também é presidida pela Dra. Marisa Gaudio, cuja cerimônia de posse foi realizada na sede da UNIFESO, no dia 14 de fevereiro de 2014. A notícia pode ser lida no seguinte link “Criação do Núcleo Regional do Ibdfam em Teresópolis.
Ainda em 2014 passou a representar a OAB Teresópolis, como suplente, perante a Secretaria Municipal da Mulher de Teresópolis/RJ, sendo a representante efetiva a Dra. Helena Nader Sanches, que também faz parte da Comissão OAB Mulher.
Ainda em parceria com o UNIFESO, o IBDFAM Teresópolis realizou debate com o tema “Guarda Compartilhada e Alienação Parental” em 05 de setembro de 2014. Também participaram do evento a advogada Marisa Gaudio, presidente do IBDFAM/Teresópolis;a professora Sandra Rezende que disciplina Direito de Família do curso de Direito do UNIFESO e que também faz parte da diretoria do IBDFAM/Teresópolis; o Dr. José Ricardo Ferreira de Aguiar, Juiz Titular da 2ª Vara de Família de Teresópolis; e a Dra. Raquel Chrispino, Juíza Titular da 1ª Vara de Família de São João de Meriti. A notícia pode ser acompanhada no site da própria UNIFESO em “IBDFAM debate Guarda Compartilhada e Alienação Parental no UNIFESO”.
Em setembro de 2014 passou a fazer do Coletivo dos Advogados do Rio de Janeiro - CDA/RJ, que é um grupo de advogados voluntários que atuam em manifestações e ilegalidades nos serviços públicos do RJ, contando com o apoio institucional da OAB/RJ e CAARJ.
No dia 13 de novembro de 2014 a convite da Presidente da Comissão de Direito Homoafetivo da OAB/RJ, Dra. Raquel Castro, a Comissão de Direito Homoafetivo participou da organização da Audiência Pública do Estado do Rio de Janeiro, paradebater o Estatuto da Diversidade Sexual, que foi noticiada pelo jornal O Globo: OAB vai enviar proposta de 'Estatuto da Diversidade Sexual' ao Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário